XII Encontro História Alentejo Litoral

Neste primeiro dia, o encontro decorre, a partir das 15.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, com a realização da conferência “O Almirante Manuel Pessanha”, apresentada pelo Comandante José António Rodrigues Pereira, da Academia da Marinha.

No dia 19 de outubro, o encontro vai decorrer no HS Hotel, em Vila Nova de Milfontes, a partir das 9.30 horas, onde vão ser apresentas duas conferências: “Antecedentes Medievais da Expansão Marítima Portuguesa”, por Bernardo Vasconcelos e Sousa, professor da Universidade Nova de Lisboa, e “A Barragem de Santa Clara e o Plano de Rega do Estado Novo”, por Fernando Oliveira Batista, professor do Instituto Superior de Agronomia.

Durante a manhã haverá, ainda, uma mesa de comunicações alusivas ao tema “Patrimónios” e “História Contemporânea” é o tema do painel da tarde.

 O terceiro dia do Encontro, 20 de outubro, também no HS Hotel em Vila Nova de Milfontes, a partir das 10.00 horas, começa com a apresentação da conferência “Do Promontorium Sacrum ao Promontorium Barbaricum – A Navegação Romana na Costa Sudoeste da Lusitânia”, apresentada por Vasco Gil Soares Mantas, professor da Universidade de Coimbra. Durante a manhã vai decorrer, ainda, a mesa temática dedicada à “História Antiga”.

No dia 26 de outubro, pelas 10.00 horas, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio, serão apresentadas duas comunicações sobre o património e a história da Freguesia de S. Teotónio.


Comente esta notícia