Voltar

"15 mil utentes no distrito sem médico de família"

"15 mil utentes no distrito sem médico de família"


A DORBE do PCP mostra-se preocupada, em nota de imprensa, com as questões do direito à saúde, chamando a atenção para as medidas que o Governo PSD/CDS-PP tomou para "acabar" com o Serviço Nacional de Saúde e refere que na área de influência da ULSBA existem dificuldades e constrangimentos, que urgem ser ultrapassados.

Dificuldades e constrangimentos comuns a outras regiões do país, mas que nalguns casos são agravados pelas grandes distâncias, pelo despovoamento do território, pelos níveis de envelhecimento e de isolamento das populações, pelos transportes públicos quase inexistentes e por carências económicas e sociais, refere o documento enviado à nossa redação. Situações que levam ao facto de existirem 15 mil utentes no distrito de Beja sem médico de família, afirma a DORBE do PCP.

Com o objetivo de resolver o problema da falta de médicos em algumas regiões do país, o grupo parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um Projeto de Lei que estabelece o regime de atribuição de incentivos e apoio à fixação de médicos nas zonas carenciadas do Serviço Nacional de Saúde. No articulado, são propostas medidas de valorização profissional, social e remuneratória dos médicos, de respeito pelos seus direitos, de valorização das carreiras médicas e respetiva progressão e de melhoria das condições de trabalho. As declarações são de Bernardo Loff, da DORBE do PCP.

É imprescindível formar médicos especialistas de qualidade em número suficiente para o SNS e o grupo parlamentar do PCP pôs à discussão um Projeto de Lei para corrigir estas alterações negativas ao regime do internato médico. Esta iniciativa legislativa foi rejeitada com os votos contra dos partidos de direita e a abstenção, surpreendente, do PS. As declarações são, igualmente, de Bernardo Loff.

Nesta nota de imprensa e no âmbito do financiamento através de candidaturas do Portugal 2020 para a área da saúde, a DORBE frisa que a ULSBA, contrariamente a outros, não foi contemplada com qualquer verba e que o deputado, eleito por Beja, João Ramos, irá levantar a questão na Assembleia da República.



PUB
PUB

Concertos

Within Temptation anunciam nova data para Portugal

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.