Voltar

Atualidade

1º de Maio: trabalhadores de diversos setores na “linha da frente”

Atualidade

1º de Maio: trabalhadores de diversos setores na “linha da frente”


O Dia do Trabalhador vai ser celebrado de forma condicionada, em função da pandemia de covid-19, mas, talvez nunca como hoje se tenha valorizado tanto um vasto conjunto de profissionais, que estão na “linha da frente” neste “combate” e que fazem o “país andar”. Nesta quinta-feira damos voz à USDB, passando em revista os problemas que enfrentam trabalhadores de diversos setores de atividade.

Médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, auxiliares de ação médica e de lares de idosos, forças de segurança e bombeiros, trabalhadores dos serviços de higiene urbana, águas e esgotos, dos pequenos e grandes supermercados, padeiros, agricultores e todos os que na “linha da frente” fazem com que o país não pare, celebram este ano o 1º de Maio com o reconhecimento do valor e da importância do seu trabalho, mas não com a justa recompensa pelo mesmo.

No terreno, na “linha da frente”, estão trabalhadores de diversos setores de atividade a enfrentar questões de trabalho e de emprego com consequências significativas nos seus rendimentos. Maria da Fé Carvalho, da União de Sindicatos do Distrito de Beja (USDB), referiu à Voz da Planície que “o lay off está a afetar 848 empresas e 2200 trabalhadores independentes do distrito, situação que tem impactes significativos nos seus rendimentos”.

“Os trabalhadores que têm horários desregulados e os que estão em teletrabalho são também bastante prejudicados com estas situações”, frisou, também, Maria da Fé Carvalho. A sindicalista refere que “o grande capital está a utilizar esta situação de pandemia para retirar direitos a quem trabalha”.

“Neste quadro de aumento da exploração sobre os trabalhadores, a generalização do lay off, de cortes de salários e de desregulação de horários de trabalho é preciso que os trabalhadores mostrem a sua indignação, protesto e as suas reivindicações”, diz Maria da Fé Carvalho, revelando como é comemorado o 1º de Maio no distrito de Beja, na data em que se assinalam 130 anos do Dia Internacional do Trabalhador.

Iniciativa junto à Casa da Cultura de Beja e um desfile de carros é assim que a USDB assinala o Dia Internacional do Trabalhador, amanhã, na capital de distrito. 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.