Voltar

Sociedade

Abrigo de Morcegos de Alqueva um “sucesso” na Europa

Sociedade

Abrigo de Morcegos de Alqueva um “sucesso” na Europa


Uma monitorização dos morcegos do abrigo artificial de Alqueva revelou uma ocupação de cerca de 6 000 indivíduos de quatro espécies diferentes, todas elas com estatuto de conservação preocupante.

Estes números, segundo a EDIA, ultrapassam todas as expectativas e vêm reforçar a relevância daquele abrigo, não só como “Abrigo de Importância Nacional”, mas, também, como um dos abrigos artificiais com maior sucesso em toda a Europa.


Ainda de acordo com a EDIA, os números, agora registados, aumentam para o dobro do número observado na mesma época em 2017, ano em que já se tinha registado um aumento bastante significativo.

A monitorização, foi realizada pelo ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no âmbito do Plano Nacional de Morcegos, e contou com o apoio da EDIA nos abrigos na área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

A EDIA recorda que o Abrigo de Alqueva foi construído em 1995, como medida de minimização de impactes pela construção da barragem de Alqueva.

Na altura foi detectada uma colónia com poucas centenas de cinco espécies de morcegos, em zona de obra, tendo sido necessário criar uma alternativa. Dessa forma, foi construído o abrigo que se revela actualmente um verdadeiro sucesso.





PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.