Voltar

"Alargar formas de financiamento do CRBA"

"Alargar formas de financiamento do CRBA"


Novas formas de financiamento e modelos de funcionamento para o CRBA são as prioridades, já para o próximo ano lectivo, do novo presidente do Conselho de Administração, Francisco Duarte, eleito em Dezembro do ano passado.  

Francisco Duarte, presidente da Câmara de Castro Verde, é o novo presidente do Conselho de Administração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) e quer alargar formas de financiamento e repensar o seu modelo de funcionamento.

Francisco Duarte assegurou à Voz da Planície que é preciso dar continuidade ao presente ano lectivo e que o mesmo tem financiamento garantido, através do programa POPH e dos municípios associados.

A grande preocupação do novo presidente do Conselho de Administração prende-se com o futuro e a garantia de que o CRBA continue a ser uma instituição fundamental para a região e sua população. Neste contexto avançou que é preciso encontrar, já para o próximo ano lectivo, novas fontes de financiamento, que vão levar necessariamente a repensar o modelo de funcionamento da instituição. Francisco Duarte frisou que é preciso pensar se o ensino artístico em exclusividade deve continuar e quais são os outros modelos que correspondem aos objectivos gerais do Conservatório, aqueles que estão na sua génese.

Francisco Duarte recordou que o CRBA ultrapassa os limites dos três concelhos onde tem pólos, assim como os do distrito, que é preciso assegurar o funcionamento da instituição e não encarar a mesma de forma isolada, o que pode levar a pensar noutras áreas artísticas, para além da música e da dança.

Até ao final deste mês de Janeiro será realizada uma, ou mais, reuniões formais do novo Conselho de Administração do CRBA e nelas a questão da direcção Executiva, que é assegurada, actualmente, por José Filipe Guerreiro, será abordada, revelou também Francisco Duarte. Nada adiantou contudo, relativamente à continuidade, ou não, da actual direcção Executiva e Pedagógica, dizendo apenas que tudo vai depender dos objectivos a definir para o CRBA, que se quer manter enquanto instituição fundamental para a região e sua população.

O CRBA tem cerca de 40 pessoas, entre docentes, administrativos e outro pessoal, assim como 500 a 600 alunos. A instituição dedica a sua actividade exclusiva ao ensino artístico da música e da dança e conta em 2014, com um orçamento de 1 milhão e 300 mil euros, em que uma parte significativa é para pagar despesas com pessoal.

 

Comente esta notícia

O principal responsável da direção executiva, José Filipe Guerreiro, é, segundo as noticias vindas a público recentemente e que o mesmo não desmentiu, membro do Executivo Sombra (PS) da Câmara Municipal de Beja. O mesmo que depois do tratamento indecente que Pulido Valente fez ao Conservatório no anterior mandato se dispôs, por questões meramente partidárias, a dar a cara por quem tratou tão mal o conservatório e a região; o mesmo que foi conivente, também por estratégias pessoais não propriamnete dele próprio mas isso não o iliba de responsabilidades, com o impedimento do alargamento do ensino articulado aos diversos agrupamentos da cidade. Estas estratégias, de que José Filipe Guerreiro é um dos grandes, senão o maior responsável, aliadas às politicas nacionais para o ensino artistico sáo responsáveis pelo definhamento do Conservatório...

Maria Pereira da Silva

30/11/-0001

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.