Voltar

Atualidade

Aljustrel: 5 milhões de euros para novas áreas empresariais

Atualidade

Aljustrel: 5 milhões de euros para novas áreas empresariais


A Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 aprovou, em reunião realizada no dia 29 de novembro de 2018, quatro projetos para áreas de acolhimento empresarial e incubadoras não tecnológicas no concelho de Aljustrel, no montante de investimento elegível de 4 milhões e 963 mil euros, ao qual corresponde um apoio FEDER de 4 milhões e 219 mil euros. 

Este, tal como revela a nota de imprensa do município, “que é o maior projeto de sempre aprovado em Aljustrel ao nível dos Fundos Comunitários”, vai permitir a criação do Centro de Negócios de Aljustrel, a Qualificação da Área de Acolhimento Empresarial de S. João de Negrilhos, a criação da Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel e a Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Aljustrel.

As novas áreas irão permitir um ambiente privilegiado para o crescimento de novas unidades empresariais, com forte componente de inovação e empreendedorismo, apostando no acolhimento e suporte de projetos de base tecnológica, que potenciem a renovação do tecido empresarial.

Permitem, de igual modo, responder ao objetivo nuclear de estabelecer as melhores condições possíveis ao seu alcance para acolher empresas e iniciativas empreendedoras, de forma a aumentar e diversificar o tecido empresarial, criar condições para o autoemprego e para novos postos de trabalho, para desenvolver sustentadamente o município através da iniciativa privada.

Os projetos agora aprovados constam do mapeamento elaborado para as denominadas Prioridades de Investimento pelo Acordo de Parceria do PT2020 e vão de encontro à estratégia do Município que aposta na inovação e promoção da atividade empresarial, promovendo o apoio ao empreendedorismo e à criação de um ecossistema favorável ao desenvolvimento da atividade empresarial inseridos numa ótica de coerência, racionalidade e complementaridade no seio da rede regional e supramunicipal.

Centro de Negócios de Aljustrel

Este projeto visa a criação de um Centro de Negócios onde os empresários possam encontrar espaços físicos e virtuais que lhes deem autonomia para estabelecerem as suas atividades e usufruir de um conjunto de serviços de apoio com vista ao crescimento sustentado das empresas e start-up.

Assim, neste novo edifício, vão ser disponibilizados 12 gabinetes de trabalho, 2 salas de reuniões, 1 sala polivalente e 1 sala de internet/biblioteca.

Qualificação da Área de Acolhimento Empresarial de S. João de Negrilhos

A candidatura proposta tem como principal objetivo qualificar a zona de atividades económicas da Freguesia de S. João de Negrilhos, criando condições para um melhor desempenho das atividades empresariais já ali instaladas, assim como permitir a fixação de zonas de apoio logístico à atividade agroindustrial, que tem intensificado a sua atividade nos últimos anos.

Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel

Esta candidatura visa criar e vocacionar a Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel no domínio temático para a EREI do Alentejo, da “Alimentação e Floresta”, disponibilizando 12 lotes destinados a atividades económicas maioritariamente na área da agro-indústria. Os lotes propostos poderão ter a possibilidade de construção de dois pisos acima da cota de soleira, num máximo de 6 m de cércea.

Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Aljustrel

A expansão do Área Industrial de Aljustrel surge como um dos pilares essenciais para a diversificação industrial e de dinamização da capacidade empreendedora na sede de concelho, uma vez que, atualmente, a zona existente, se encontra completamente preenchida.

A área de intervenção apresenta um total de 80.105m² e localiza-se na extremidade Noroeste de Aljustrel e confina com a Área Industrial de Aljustrel existente.

A presente proposta contempla a criação de 33 lotes, distribuídos por 32 lotes destinados a atividades económicas e 1 lote destinado à Portaria, que disporá de gabinetes e salas de reunião, que poderão ser utilizadas pelas empresas ai localizadas. Os lotes propostos poderão ter a possibilidade de construção de dois pisos acima da cota de soleira, num máximo de 10 m de cércea.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.