Voltar

Atualidade

Aljustrel: alunos são “arqueólogos por um dia” no Museu Municipal

Atualidade

Aljustrel: alunos são “arqueólogos por um dia” no Museu Municipal


O Museu Municipal de Aljustrel está a promover a iniciativa “Arqueólogo por um dia”, no âmbito do seu projecto educativo, que neste ano lectivo dá destaque a temas relacionados com a arqueologia.

Esta escolha deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido no concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história.

A iniciativa que agora decorre, tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, numa primeira fase, consistiu na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no museu, e os alunos participantes, munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformam-se em pequenos arqueólogos.

Nesta escavação “a fingir” as crianças recolhem os vários fragmentos que consideram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do museu. A acção, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos.


 


 



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.