Voltar

Educação

Aljustrel: ciclo do pão leva crianças ao Museu da Ruralidade

Educação

Aljustrel: ciclo do pão leva crianças ao Museu da Ruralidade


A 1ª parte do Ciclo do Pão, que se encontra integrado no plano de actividades do Projecto Educativo do Museu Municipal de Aljustrel, começa, hoje, com uma visita ao Museu da Ruralidade, em Entradas.

As crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas do concelho vão através das peças agrícolas expostas no Museu da Ruralidade, contactar com os diversos processos, desde a sementeira à moagem. Durante a visita, os alunos terão a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o ciclo do pão e de participar numa iniciativa de identificação de sementes.

Numa segunda fase do projecto, está prevista a iniciativa “Moagem do trigo no Moinho do Maralhas”, em Aljustrel, e as crianças, nesta altura, poderão observar todo o processo de trituração e serão ainda brindadas, para recordação, com um saquinho de farinha.

Contribuir para a preservação da memória e chamar à atenção para as actividades agrícolas tradicionais, assegurando-se, desta forma, que as novas gerações conhecem o seu passado, as suas tradições, a sua história, os seus costumes, a sua cultura e a identidade da sua comunidade é o principal objectivo do projecto.

O Plano Educativo do Museu Municipal de Aljustrel pretende ainda que as crianças encarem os diferentes núcleos museológicos como espaços “vivos” que dão a oportunidade de aprender e de proporcionar experiências.


 



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.