Voltar

Cultura

Aljustrel: exposição de pintura “Revisitar Vespeira”

Cultura

Aljustrel: exposição de pintura “Revisitar Vespeira”


As Oficinas de Formação e Animação Cultural, em Aljustrel, recebem esta tarde, às 18.00 horas, a inauguração da exposição de pintura “Revisitar Vespeira 1925-2002”.

Esta mostra, tal como o nome indica, pretende “revisitar” o longo, diversificado e criativo percurso artístico de Marcelino Vespeira, dando a conhecer as obras das várias fases desta figura incontornável da pintura portuguesa do século XX.

Marcelino Macedo Vespeira nasceu a 9 de Setembro de 1925, no Samouco, Alcochete, numa família de camponeses e pescadores artesanais. Em 1937 frequentou a Escola de Artes decorativas António Arroio, em Lisboa, onde seguiu para o Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes que só frequentou durante um ano, em 1942, passando a dedicar-se à publicidade e às artes gráficas.

Pintor neorrealista, no seu início, Marcelino Vespeira voltou-se depois para o surrealismo, não sem antes passar pelo abstracionismo geométrico e lírico. No final do seu percurso artístico regressou ao surrealismo.

Marcelino Vespeira, faleceu a 22 de Fevereiro de 2002, deixou uma vasta obra, alguns dos seus trabalhos podem agora ser apreciados em Aljustrel.






PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.