Voltar

Cultura

“Almoço de Domingo” hoje nas livrarias. José Luís Peixoto apresenta a obra amanhã na Voz da Planície

Cultura

“Almoço de Domingo” hoje nas livrarias. José Luís Peixoto apresenta a obra amanhã na Voz da Planície


“Na véspera de cumprir noventa anos, um homem recorda o longo caminho da sua vida – este é o cenário de Almoço de Domingo, o novo livro de José Luís Peixoto, um romance biográfico que reconstrói parte da história portuguesa, olhada a partir de uma geografia própria e de uma família”. A obra chega hoje às livrarias e José Luís Peixoto apresenta o livro amanhã, na Voz da planície, no “Magazine da Semana”.

“Almoço de Domingo” é o nome do novo romance de José Luís Peixoto e decorre entre 1931 e 2021. Trata-se da “história do senhor Rui, um homem marcante que revisita a sua vida, as suas memórias e recordações. Este é um romance biográfico – próximo de uma biografia romanceada – de uma figura pública portuguesa, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, personagem ímpar, com tanto de enigmático como de notável e generoso. A sua vida é um filme cheio de aventuras, enredos de risco, apostas políticas ou de negócios, e segredos nunca contados por detrás de um sorriso. Até hoje”, avança a sinopse da obra.

“Em pano de fundo, o Alentejo da raia, onde o contrabando é a resistência contra a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de Abril, por figuras como Marcello Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo”, conta também esta obra de José Luís Peixoto.


PUB
PUB
PUB

Discos

Tipo editou o segundo LP "Vigia"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.