Voltar

Política

AM de Beja quer transporte ferroviário justo e digno

Política

AM de Beja quer transporte ferroviário justo e digno


Na última reunião da Assembleia Municipal de Beja foram aprovadas, por unanimidade, as moções apresentadas pela CDU pela “ Reposição das condições de transporte ferroviário justo e digno para a linha que serve a zona de Beja” e “Em defesa da gestão pública e da autonomia de cada município”.

Na moção sobre a ferrovia é exigido ao governo e aos gestores da CP que sejam céleres na reposição das condições de transporte ferroviário justo e digno no que respeita à linha que serve a zona de Beja.


Quanto à moção da gestão pública da água, é afirmado que “a situação em que se encontram os sistemas de águas e saneamento na região exige a realização de investimentos em especial a nível da renovação e reabilitação das redes e a tomada de medidas para a melhoria da eficiência hídrica”. A moção, destaca as obras que estão a ser realizadas em alta, embora com atrasos, e considera que se torna necessário que o Governo disponibilize, através de fundos comunitários, os meios financeiros para que cada um dos municípios possa realizar os seus investimentos”.


No documento é recordado que foi publicada no dia 19 de Fevereiro a Resolução da Assembleia da República nº51/2018 que “recomenda ao Governo que assegure o acesso de todos os municípios sem restrições aos fundos comunitários para investimentos no ciclo urbano da água” e que sobre este tema em 2017, a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo promoveu a realização de um estudo de diagnóstico e caracterização das entidades gestoras e das redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em baixa dos municípios que lhe estão associados.
Com a moção, a Assembleia Municipal de Beja recomenda à Câmara Municipal que reclame junto do Governo o cumprimento da Resolução aprovada pela Assembleia da República, que diligencie a aplicação das conclusões do estudo promovido pela AMGAP e que assegure que manterá a gestão do sistema de água e saneamento em baixa sob a sua responsabilidade.

Finalmente foi aprovada, por maioria, com uma abstenção, uma moção, também apresentada pelo grupo CDU, a saudar todas as mulheres, em especial as mulheres do concelho de Beja, apelando à celebração do Dia Internacional da Mulher, não só como uma jornada de comemoração, mas também de luta e defesa pelos seus direitos.





PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.