Mértola

Banhada pelo rio Guadiana, que lhe empresta as duas margens, Mértola é também terra de culturas, escavadas nas raízes da memória.

Com uma grande dispersão de aglomerados populacionais, Mértola é um dos maiores municípios de Portugal, com cerca de 1 279 quilómetros quadrados, tem nove freguesias, mas o número de habitantes não ultrapassa os 7 275. O concelho já contribuiu para o celeiro da nação e já contribuiu para a riqueza nacional através da Mina de S. Domingos. Mas a sua riqueza não se esgota nos recursos finitos. Mértola é um concelho onde Portugal, e designadamente o Alentejo, se encontram com as raízes da história. 

Na história do Poder Local Democrático, Mértola encontrou-se maioritariamente com coligações político-partidárias que integram o PCP. Assim, em 1976, data das primeiras eleições livres, os eleitores de Mértola escolheram para presidente de Câmara, António Serrão Martins, eleito pela Frente Eleitoral Povo Unido - FEPU.

Nas eleições de 1979, Serrão Martins volta a ser eleito, desta vez pela APU - Aliança Povo Unido - com 67,44 por cento dos votos. António Serrão Martins, impulsionador do Campo Arqueológico de Mértola e de muitas outras dinâmicas de um concelho que, após o encerramento das minas de S. Domingos, na década de 60, ficou votado ao esquecimento, morreu ao serviço do seu concelho. A dois dias de completar 38 anos de idade, Serrão Martins foi vítima de um acidente de viação quando, com outros companheiros de trabalho, se deslocava para uma reunião ao serviço do Município de Mértola. Foi no dia 23 de Março de 1982. Assim, até às eleições realizadas no dia 12 de Dezembro do mesmo ano, a presidência da Câmara de Mértola foi assumida por Fernando Rosa, o número dois da lista da APU.

Em 1982 as eleições foram ganhas por Fernando Rosa que tem como segundo na lista Jorge Pulido Valente, concorrente pela APU - Aliança Povo Unido.

Fernando Rosa cumpre três mandatos à frente da Câmara de Mértola, sendo que no último já foi eleito pela Coligação Democrática Unitária que inclui o PCP e os Verdes.

Em 1993, a Coligação PCP/PEV volta a conquistar a confiança dos mertolenses, desta vez elegendo Paulo Neto para presidente de Câmara.

Eleito para o segundo e último mandato, em 1997, Paulo Neto confronta-se politicamente com um antigo camarada de partido e de eleição no Município: Jorge Pulido Valente que, reaparece na corrida à Câmara mas, desta vez, pelo PS.

Em 2001 a bandeira ganhadora no concelho de Mértola foi a do PS, com Jorge Pulido Valente, embora com uma margem de apenas 55 votos de diferença em relação ao PCP/PEV.

Jorge Pulido Valente volta a ser eleito pelo PS em 2005, mas interrompe o seu mandato em Setembro de 2008, a um ano de novo acto eleitoral para as autarquias locais. Ao encontro de um cargo no conselho de administração da EDIA, Pulido Valente volta a concorrer novamente às autárquicas mas, desta vez, na capital do distrito.

Em Mértola a presidência da Câmara é assumida por Jorge Rosa que, candidato pelo PS às eleições de 2009, ganha o mandato com 46,35 por cento dos votos.

Nesse mesmo ano, Mértola coloca também a sufrágio uma candidatura independente. O MIM - Movimento Independente por Mértola que, encabeçado por José Carlos Palma, não vai além dos 6,47 por cento dos votos.

No que diz respeito às próximas eleições, marcadas para Setembro, o PS recandidata o actual presidente do Município, Jorge Rosa. Com 41 anos, Jorge Rosa é licenciado em Gestão Bancária e lidera a Câmara de Mértola desde 2008, depois da renúncia de Jorge Pulido Valente.

Pela Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV), o cabeça de lista apresentado é Miguel Bento. Vereador na Câmara de Mértola, 50 anos, Miguel Bento é militante do PCP. Mestre em Serviço Social, é professor Universitário no Instituto Politécnico de Beja.

O Movimento Independente por Mértola - MIM - manifestou, há algum tempo, interesse em voltar às urnas. No entanto, até ao momento, não é conhecido o candidato, nem sequer confirmação da sua corrida às autárquicas.

O mesmo se passa com o PPD/PSD. Até ao momento não são conhecidas as intenções de candidatura por parte desta força política em Mértola.


Comente esta notícia