Base Aérea 11
Trata-se do exercício multinacional "EATT15" que a Força Aérea Portuguesa vai realizar no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Tático da Agência Europeia de Defesa.

Este exercício envolve a participação da Força Aérea Portuguesa e do Exército Português assim como de forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Roménia, Suécia e do Reino Unido e ainda como países observadores o Brasil, os Estados Unidos da América e a Polónia, as acções estão planeadas para o interior Centro e Norte de Portugal Continental.

O EATT15 tem como objectivo treinar e aprontar as tripulações das esquadras de transporte aéreo táctico da Força Aérea, garantido desta forma, que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes estão atribuídas em qualquer teatro de operações no seio da aliança europeia. Para além do treino individual, pretende-se ainda aumentar interoperabilidade entre as várias forças participantes.

Segundo uma nota de imprensa da Força Aérea Portuguesa a realização deste exercício não acarreta um custo adicional no seu orçamento da, uma vez que os participantes suportam os custos inerentes à sua participação, por outro lado, é afirmado que a Força Aérea para além de treinar e qualificar as suas tripulações em território nacional, sem dissipar recursos financeiros na aquisição do treino no panorama internacional, consegue ainda operacionalizar de forma transversal outras áreas de apoio e suporte necessárias à projecção das suas forças.

Comente esta notícia