Voltar

Cultura Notícia atualizada 18:30

Concentração de Beja pela cultura com cerca de 50 pessoas

Cultura Notícia atualizada 18:30

Concentração de Beja pela cultura com cerca de 50 pessoas


A Praça da República recebeu, na sexta-feira, dia 06, uma concentração de artistas das artes do espectáculo e agentes culturais de Beja. Marcaram presença, nesta concentração em defesa da cultura, cerca de 50 pessoas e entre elas, caras bem conhecidas da cidade. Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo esteve em Beja para cumprimentar e ouvir as preocupações dos que marcaram presença nesta concentração. O mesmo fez João Dias, deputado do PCP, eleito por Beja.

O apelo foi feito pela Plateia Profissionais Artes Cénicas, pela CENA-STE, pela REDE-Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, pela PERFORMART e pelo Manifesto em Defesa da Cultura e Beja respondeu, apesar da chuva e do tempo frio que se fazia sentir, concentrando na Praça da República da cidade cerca de 50 pessoas, entre elas caras bem conhecidas da cidade, como é o caso de Jorge Bem Vinda. Mas estiveram também, entre outros, António Revez, da Companhia de Teatro de Beja Lendias d'encantar, outros artistas ligados ao teatro e elementos de grupos corais do concelho.

Ana Paula Amendoeira frisou que veio a Beja cumprir o seu dever e ouvir as preocupações dos presentes.

João Dias referiu que o PCP não está ao lado do Governo nesta matéria e que em vez do Estado dar dinheiro aos bancos devia entregá-lo à cultura, uma área à qual o seu partido dá toda a importância.

São quatro as exigências feitas ao Governo e a primeira da lista é o compromisso com o patamar mínimo de 1% do OE para a Cultura, já em 2019.

Vítor Alegria, responsável em Beja pelo Manifesto em Defesa da Cultura, afirma que devido aos fracos apoios que estão previstos, o futuro de diversas estruturas pode estar em causa. Ainda segundo, Vítor Alegria há uma falta de visão, por parte do poder central, relativamente à cultura.

A ideia dos artistas, e de outras pessoas ligadas à cultura, que se manifestaram na sexta-feira, dia 6, em Beja, tal como nas restantes cidades do país, é a de prosseguir a luta, de variadas formas, que ainda não estão definidas, mas que têm como objetivo colocar este Governo a olhar de forma diferente para os profissionais desta área, assim como para a precariedade com que se deparam nas suas vidas, resultante da atividade que desenvolvem.






PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.