Voltar

Beja revive a tradição milenar das Maias

Beja revive a tradição milenar das Maias


A festa das Maias regressa nesta sexta-feira, e sábado, a Beja. As Portas de Mértola voltam a ser o palco da festa das Maias, que nesta sexta-feira é das escolas e que no sábado é dos avós, dos netos e dos pais. Esta é uma iniciativa da responsabilidade da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja (adpBeja).

Recorde-se que a festa das Maias foi sempre mantida em regiões cuja atividade económica se baseava na agricultura. São festas da ruralidade e talvez por esta razão Beja soube manter durante mais de 2.000 anos esta velha tradição romana. Hoje, substituem-se as sacerdotisas por crianças, em que se costuma pedir "um tostãozinho para a Maia que não tem saia", continuando a trajar de branco, a cor da pureza, colorida com as flores silvestres.

Florival Baiôa, presidente da adpBeja, frisa que esta é uma festa enraizada nas famílias da cidade e que este é um património inigualável que é preciso preservar.

Nesta sexta-feira, nas Portas de Mértola de Beja, o dia é das escolas e as crianças sobem às ruas do centro histórico para mostrarem a beleza do seu trabalho escolar e coletivo. Neste sábado, no mesmo local, é dia dos avós, dos pais e dos netos, numa festa, com muita música, alegria, cor e sorrisos.

Os parceiros da adpBeja nesta realização são a Câmara Municipal, as uniões de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista e de Santa Maria da Feira e Salvador, assim como diversos órgãos de comunicação social, que apoiam na divulgação.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.