Voltar

Atualidade

CEBAL garante Doutoramento a 3 jovens do Distrito de Beja

Atualidade

CEBAL garante Doutoramento a 3 jovens do Distrito de Beja


Três investigadores do distrito de Beja que desenvolvem atividades de Investigação & Desenvolvimento no CEBAL foram, recentemente, contemplados com Bolsas de Doutoramento, no âmbito Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento – 2019 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A FCT é a principal entidade, na dependência do Governo, que financia a investigação científica em Portugal. Neste concurso, a FCT recebeu 3333 candidaturas de investigadores das várias entidades do sistema científico português e atribuiu 1350 bolsas de doutoramento das quais 3 vão para atuais bolseiros de investigação do CEBAL.

As bolsas de doutoramento são subsídios anuais concedidos, por um período máximo de quatro anos e em regime de exclusividade, a investigadores para a obtenção do grau académico de doutor.

Estas bolsas possibilitarão aos 3 investigadores do CEBAL a continuidade dos seus trabalhos que incidem sobre a valorização de recursos endógenos abundantes na região, a Esteva e o Cardo, permitindo, desta forma, aumentar as respostas aos desafios do Alentejo e proporcionar mais Inovação no território, e atrair mais investimento.

Em mais detalhe, no estudo com a Esteva serão explorados os mecanismos de ação de taninos condensados na dieta para melhorar o estado antioxidante dos ruminantes e a qualidade dos seus produtos, um trabalho em parceria com Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa.

No Cardo, os dois trabalhos de investigação serão focados no estudo de marcadores genéticos associados a características bioquímicas de interesse em populações portuguesas de Cardo, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; no desenvolvimento de soluções biotecnológicas para valorização do Cardo como recurso natural para uma agricultura sustentável, apostando no desenvolvimento de um agente de controlo de infestantes, o Bioherbicida Cynara.

Para este trabalho foi estabelecida uma parceria com o Instituto de Investigación en Biomoléculas (Inbio) da Universidade de Cádiz, Espanhã e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) de Elvas.

O resultado deste concurso é mais uma evidência de que o CEBAL continua a afirmar a qualidade do trabalho que desenvolve e das parcerias que estabelece.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.