CEBAL
Esta é mais uma palestra que está integarda na icniativa \"Um dia com....\" promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

Actualmente tem vindo a ganhar significado crescente a utilização de bactérias selvagens ou geneticamente modificadas como agentes oncolíticos. Em paralelo, também o uso de produtos bacterianos purificados como uma nova classe de moléculas bioactivas ganha relevância como agentes anticancerígenos. Ambos representam modalidades inovadoras para o tratamento do cancro.

A palestra de hoje vai abordar de forma sucinta os desenvolvimentos mais recentes e as perspetivas futuras relativamente ao uso de bactérias e produtos seus derivados como agentes anticancerígenos.

Arsénio Fialho é Professor Associado com Agregação, do Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.

Licenciado em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre 1988 e 1989 esteve no Departamento de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Illinois, Chicago, Estados Unidos. Doutorou-se em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico, em 1996, e fez as provas de Agregação em 2011. Autor de várias publicações científicas, capítulos de livro, e autor ou co-autor de nove patentes.

Comente esta notícia