CEBAL
Esta palestra agendada para as 11.30 horas, no auditório da EDIA, está integrada na iniciativa "Um dia com…" promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

A formação do esqueleto e a sua manutenção são mecanismos cruciais em vertebrados e consequentemente a sua adequada regulação é muito importante, quer a nível do desenvolvimento inicial do organismo, quer durante as etapas subsequentes do seu ciclo de vida. O esqueleto de um vertebrado tem não só uma função de sustentação do corpo e protecção dos órgãos internos como ainda é considerado hoje em dia parte do sistema endócrino e imunitário. A procura de moléculas, derivadas de animais e plantas, capazes de promover de forma activa a formação/mineralização do osso é por isso uma área em pleno desenvolvimento.

A palestra de hoje vai incidir sobre a contribuição que as ferramentas da biotecnologia, associadas à genómica, à bioinformática e à utilização de modelos in vitro e in vivo podem ter na melhoria da nossa compreensão sobre os mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento das doenças ósseas, na descoberta de novas moléculas com aplicações em biomedicina e no desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e novos marcadores associados ao desenvolvimento de patologias humanas que afectam o esqueleto.

Leonor Cancela é Professora Catedrática na Universidade do Algarve, onde é Presidente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, desde 2012.

Comente esta notícia