CEBAL
Sandro Mendonça é professor no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e gestor científico no CYTED-Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.

Esta palestra, agendada para as 11.30 horas, está integrada na iniciativa "Um dia com…" promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

Segundo o CEBAL, a diversificação de parceiros de pesquisa e empreendorismo é importante, sobretudo, num mundo em que as lideranças científicas e económicas estão em fluxo. Os 21 países ibero-americanos são muitas vezes esquecidos como fontes de financiamento, bases de colaboração e mercados de destino. Porém, países como o Chile, Colômbia, México ou El Salvador partilham muitas vezes os mesmos desafios que Portugal num leque de temas: desde a energia à agroalimentação, desde a sustentabilidade à saúde.

O CEBAL considera ainda que é útil conhecer os padrões de investigação e inovação na cena ibero-americana para construir uma capacidade de identificar, desenvolver e implementar novas agendas de colaboração. É  a partir destes pressupostos que se realiza a palestra de hoje.

Comente esta notícia