Pedro Mestre e Luís Baldão

Os cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão, vão mostrar cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo. A sua participação nesta iniciativa é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte da região e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso.

O cante ao despique e ao baldão são formas de cantar totalmente de improviso e ao desafio, tradição que se cantava em todo o Baixo Alentejo até à serra algarvia. O cante ao longo dos anos perdeu dinamismo e foi diminuindo a suas atividade até que no final do século XX voltou a ganhar vida e fôlego.

O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de uma associação entre o Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento das Amoreiras-Gare, entidades que unem esforços para a formação e divulgação de expressões instrumentais e vocais associadas à Viola Campaniça, ao Cante de Improviso e à Poesia Popular.


Comente esta notícia