BATALHA DE OURIQUE

S. Pedro das Cabeças é uma referência constante na historiografia portuguesa, como local de acção da mítica Batalha de Ourique, no século XII, ficando o concelho de Castro Verde unido à fundação de Portugal. O 25 de Julho de 1139 é, como tal, uma data histórica e emblemática para o País e para Castro Verde que a assinala, anualmente, com um conjunto de actividades alusivas à efeméride.

Hoje, 25 de Julho de 2014, 875 anos depois, a Câmara Municipal, o Museu da Ruralidade e a Direcção de História e Cultura Militar realizam cerimónia evocativa da mítica Batalha de Ourique, às 10.00 horas, em S. Pedro das Cabeças. Dia em que são inaugurados também painéis informativos nesta localidade e apresentado, o painel "Novos Olhares Sobre a Batalha", feito por alunos da Escola Superior de Belas Artes do Porto e da Escola Secundária de Castro Verde.

Ourique comemora, igualmente esta efeméride, a partir das 19.30 horas, com um Passeio Urbano 3D - Descobrir Ourique, Desvendar os seus segredos e a sua História e Degustar o sabor do Montado". Às 20.00 horas há arraial no Castelo, com petiscos, sardinha assada e grelhados e às 21.00 horas, no mesmo local animação com o Duo Paulo & Roger.


Comente esta notícia