Voltar

Agricultura

CNA apresenta propostas para ultrapassar problemas do sector

Agricultura

CNA apresenta propostas para ultrapassar problemas do sector


 A CNA, em reunião do Ministério da Agricultura, apresentou algumas reclamações, entre elas, o combate à especulação de preços, o apoio pela perda de rendimento e alargamento do prazo de candidaturas ao PU 2021 e propôs algumas soluções.

No passado dia 12, a CNA participou, através de videoconferência, numa reunião do Ministério da Agricultura com as Confederações de agricultores, onde alertou para as dificuldades de escoamento e baixa de preços na produção que a Agricultura Familiar enfrenta, agravadas pela pandemia e pelo novo confinamento. Foram apresentadas algumas proposta para dar resposta ao setor.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, no primeiro confinamento, os agricultores, em particular pequenos e médios, viram os seus canais de distribuição desaparecerem, sobretudo aqueles que vendem para a restauração. A descida generalizada dos preços à produção, que se tem acentuado no último ano, pode conduzir muitos destes agricultores a uma situação de verdadeira ruína, refere a CNA em nota de imprensa.

Considerando os vários problemas que afetam este setor e os seus respetivos subsetores, a CNA propõe, entre outras, o controlo apertado do mercado de forma a evitar a especulação de preços; prever a antecipação do pagamento de todas as ajudas diretas, medidas agroambientais e medidas de apoio às zonas desfavorecidas, para Julho. Em simultâneo, a CNA propõe que seja revisto o prazo para submissão do PU2021, a criação de uma medida de apoio pela perda de rendimento dos pequenos e médios Agricultores; e executar um programa de compra de produtos locais para o abastecimento de cantinas públicas.

A CNA, fora do contexto da reunião com a ministra da Agricultura, acrescenta que “é necessário acompanhar a evolução sanitária do país no sentido de serem criadas as condições necessárias para que alguns setores possam, gradualmente, voltar a funcionar em segurança, de modo a evitar consequência económicas e sociais mais desastrosas para o país”.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.