seca agricultura
A reclamação é feita pela CNA-Confederação Nacional de Agricultura que afirma que, perante os dados que são conhecidos, estamos perante uma das piores secas dos últimos quinze anos.

Segundo a CNA as regiões do interior são as mais penalizadas escasseia a alimentação animal nas pastagens, aumentam de custo os outros tipos de alimentação animal, a vinha e os pomares, não regados não se desenvolvem bem, o tomate para indústria está a ficar queimado pelo sol.

Ainda de acordo com a CNA, as regas têm que aumentar de frequência, logo, gasta-se mais água e aumentam os custos de produção num contexto agravado pela falta de escoamento e pelos preços baixos à Produção Alimentar e Florestal da Agricultura Familiar.

Joaquim Manuel, dirigente da CNA, afirma que a situação já é grave e as previsões, pelo menos para este mês de Agosto, não apontam para que chova como seria necessário, por isso, a seca vai intensificar-se ainda mais. 

Perante esta situação, a CNA reclama do Governo apoios excepcionais. Joaquim Manuel aponta algumas medidas concretas que deviam ser tomadas.

Comente esta notícia