Voltar

Saúde Atualizada 19:30

Comissão de Utentes de Beja saiu à rua em defesa do SNS

Saúde Atualizada 19:30

Comissão de Utentes de Beja saiu à rua em defesa do SNS


A Comissão de Utentes de Beja realizou uma concentração, junto à entrada principal do Hospital da cidade. Uma concentração que teve como objetivo mobilizar e sensibilizar a população para o agravamento da situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, em particular, do Hospital de Beja. Os três deputados, eleitos pelo distrito, foram convidados a participar nesta iniciativa, mas só o deputado do PCP, João Dias, compareceu e usou da palavra.

O deputado do PCP frisou que não podia deixar de marcar presença numa iniciativa onde estavam tantas pessoas sensibilizadas para os problemas da saúde, que afetam todos. 

o médico Bernardo Loff, que foi convidado pela Comissão de Utentes a dizer umas palavras nesta ação, referiu que aquilo que está em causa é o Hospital de Beja como um todo, assim como a maternidade, que corre o risco de encerrar se não forem tomadas medidas para o evitar. Para Bernardo Loff é possível voltar a ter uma maternidade como há 40 anos em Beja e explicou como.

A Comissão de Utentes de Beja tem online a petição “Beja exige mais! Porque a Saúde é um direito!”, assim como, em papel, em diversos estabelecimentos comerciais da cidade. Através desta petição, a Comissão de Utentes de Beja exige, entre outros aspetos, o cumprimento do que está inscrito no artº 213º, Lei 71/2018, Orçamento Estado para 2019 e que se dê "… início aos procedimentos com vista... à ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes em Beja". Exige, igualmente, a aplicação e investimento justo e necessário imediato por parte do Estado para a 2ª fase (ampliação e remodelação), permitindo este investimento dotar o Hospital José Joaquim Fernandes de um novo bloco operatório, outro de consultas externas e um novo módulo de urgências; a melhoria das instalações atuais, aquisição de equipamentos de diagnóstico (ressonância magnética e outros); construção de heliporto, manutenção, melhoria e ampliação de valências médicas e a contratação imediata de médicos, sobretudo para as especialidades onde estão em falta, assim como outros profissionais de saúde.

O objetivo é reunir, o mais depressa possível, as 4000 assinaturas necessárias para entregar na Assembleia da República, de forma a que a mesma possa ser discutida em plenário. As declarações são de Afonso Rabaçal, da Comissão de Utentes de Beja, que revela, igualmente, que esta petição pode ser assinada nesta sexta-feira, na concentração agendada para as 18.30 horas.


PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.