Voltar

Cultura

Conversas sobre violas campaniça e caipira em Beja

Cultura

Conversas sobre violas campaniça e caipira em Beja


O Centro UNESCO, em Beja, recebe, neste sábado, a 4ª sessão da iniciativa “Península de Sons”. Trata-se de uma iniciativa em torno das violas campaniça e caipira, que tem início marcado para 21.15 horas. 

Num concerto-debate, moderado pelo professor Roberto Pérez, o tema da conversa gira em torno dos instrumentos, as suas raízes históricas e ornamentações básicas. A iniciativa conta, igualmente, com as participações dos tocadores de ambas as violas, Pedro Mestre e Ivan Vilela.

Ivan Vilela é, talvez o mais reputado tocador de viola caipira no Brasil. Investigador do INET-md na Universidade de Aveiro é, também, professor na Faculdade de Música e no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo na área da musicologia e etnomusicologia.

Pedro Mestre tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projetos nesta área enquanto cantor, tocador/ construtor de viola campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os mestres, Manuel Bento e Francisco António. Lançou recentemente o álbum “Mercados de Amores”.

Este ciclo de conversas encontra-se inserido no projeto 1234REDES.CON, resultante de uma colaboração entre sete instituições espanholas e portuguesas e co-financiada pelo FEDER, através do programa INTERREG V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.