Voltar

Descobertas duas espécies de formigas no Baixo Alentejo

Descobertas duas espécies de formigas no Baixo Alentejo


Foram encontradas, pela primeira vez, em Portugal, mais precisamente no Baixo Alentejo, duas espécies de formigas, por uma bolseira do Politécnico de Beja, elevando a 126, o número de espécies deste insecto no País.

Segundo nota de imprensa enviada à nossa redacção pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a descoberta foi efectuada por Cláudia da Silva Gonçalves, no âmbito da investigação para a sua dissertação sobre o \"Efeito do sistema de cultivo de olivais do Baixo Alentejo nas comunidades de formigas\" realizada na Escola Superior Agrária. No âmbito da sua investigação capturou formigas pertencentes a 16 géneros e 34 espécies e entre elas, encontrou as duas espécies \"citadas pela primeira vez em Portugal Continental\".

O trabalho de Cláudia da Silva Gonçalves foi efectuado no âmbito do projeto da ESAB sobre a utilização de indicadores biológicos como ferramentas para avaliar o impacte de práticas agrícolas na sustentabilidade do olival, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As duas espécies de formigas descobertas pela investigadora do IPBeja são: Strongylognathus caeciliae (Forel, 1897) e Temnothorax tyndalei (Forel, 1909).


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.