Cidade de Moura

A autarquia de Moura permite, através desta iniciativa, que os alunos possam contactar directamente com os documentos que fazem parte do espólio do município e que dão a conhecer a história da cidade e concelho.
Dinamizar e divulgar o espaço do arquivo, e o seu importante espólio, não apenas para o conhecimento da história local, mas também como complemento de alguns conteúdos apreendidos nas aulas são os objectivos desta iniciativa. Outro objectivo é permitir que os alunos tenham um contacto directo e prático com o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal, na preservação e divulgação dos testemunhos escritos da história local, tentando simultaneamente despertar possíveis aptidões ou vocações entre os participantes.

Esta iniciativa inclui três acções, "arquivista na prática" através do desenvolvimento de trabalho prático de arquivo, efectuado durante 90 minutos, de 15 em 15 dias, "trabalhos de investigação", orientados pelos professores, com o objectivo de sensibilizar os alunos para a importância das fontes escritas e dos arquivos que recolhem, tratam e divulgam essas fontes, para publicação no jornal da Escola Secundária de Moura e um "workshop sobre paleografia".


Comente esta notícia