Conferência de Imprensa FACECO 2019

Do artesanato, à pecuária, passando pelo turismo, agricultura, florestas e cultura a FACECO 2019 voltou a ser, a grande montra daquilo que de melhor se faz neste território com caraterísticas muito próprias.

Na conferência de imprensa realizada ao fim da manhã de ontem, José Alberto Guerreiro começou por dizer que “os objetivos traçados para a FACECO 2019 foram globalmente atingidos”. O feedback que recebeu por parte dos visitantes e dos cerca de 300 expositores foi bastante positivo, o que levou o autarca a afirmar que 2019 foi um dos melhores anos da feira.

Este ano, com o objetivo de descongestionar um pouco mais os espaços interiores dos pavilhões, a organização do evento decidiu apostar mais nos espaços exteriores e dotá-los de melhores acessibilidades, fazendo da FACECO uma feira acessível a todos os que a visitaram.

O presidente da Câmara de Odemira destacou igualmente as novidades desta edição da FACECO, nomeadamente, a presença num espaço exclusivo de duas atividades com muita expressão neste território de “planície, serra e mar”: a Pesca e a Caça.

O sector pecuário esteve, uma vez mais, fortemente representado na FACECO, através da realização de várias exposições e concursos de diversas raças, este ano, com especial destaque, para a Raça Bovina Limousine que, através da Associação de Criadores Limousine (ACL) viu acontecer o 31º Concurso Nacional. Este foi também um dos pontos sublinhados por José Alberto Guerreiro que avançou que, em breve, a Associação vai ter uma nova sede.

A par do sector pecuário, o artesanato mereceu também o destaque do presidente da autarquia que definiu este ofício como o “ex-libris” da FACECO.

No final, José Alberto Guerreiro frisou a causa solidária a que a FACECO se associou este ano a favor dos pescadores da Azenha do Mar que viram, no último mês de maio, as suas embarcações atingidas por um incêndio, sendo o prejuízo estimado na ordem dos 100 mil euros. O autarca revelou que metade do valor apurado com a venda dos bilhetes de entrada da FACECO será destinada à causa.


Comente esta notícia

Galeria de fotos