Voltar

Saúde

Organizações/saúde: processo de vacinação desorganizado põe em risco cuidados de saúde à população

Saúde

Organizações/saúde: processo de vacinação desorganizado põe em risco cuidados de saúde à população


Após sensivelmente um mês de ter sido anunciado o arranque da primeira fase de vacinação Covid-19, que inclui a vacinação de todos os profissionais de saúde, a Ordem dos Médicos, a FNAM e o SIM, alertam através de comunicado que “estamos muito longe de cumprir esse objetivo”.

A Ordem dos Médicos (OM), o Sindicato Independente dos Médios (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) têm recebido milhares de contactos dos seus associados, que reclamam o direito a ser vacinados de acordo com as prioridades estabelecidas, demonstram preocupação com a falta de informação e exigem que todos os médicos sejam vacinados.

O comunicado avança que menos de metade dos profissionais do SNS estão vacinados. Existem locais por todo o país em que os profissionais não viram chegar a primeira dose da vacina, e a estes se juntam os prestadores de atividades de risco, de limpeza e segurança. Esta situação coloca em risco a saúde e a vida destes profissionais e põe em causa os meios humanos disponíveis para combater a pandemia, que já são escassos.

“Por cada médico infetado ou contacto de alto risco, além do impacto no próprio e na sua família, ficarão por realizar muitas consultas, exames e cirurgias, e aumenta mais a pressão sobre os serviços de saúde. Não vacinar os médicos é condenar os doentes a ficar sem acesso a cuidados de saúde”, pode ler-se ainda no comunicado.

A OM, o SIM, e a FNAM, sublinham que a “vacinação pandémica é estratégica para a recuperação de Portugal como um todo”, e alertam que a falta de organização na gestão do plano de vacinação pode condenar o país a um “confinamento sem fim à vista e a uma situação insustentável”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.