Voltar

Feira de Castro este fim-de-semana

Feira de Castro este fim-de-semana


A Feira tradicional é complementada com um programa cultural que destaca o cante alentejano, a viola campaniça e o cante ao baldão. 

Junta tradição e modernidade. Coloca, lado a lado, mantas de lã feitas em teares tradicionais e tecnologia de última geração. É palco das vozes do cante que identificam as raízes do Alentejo e dos sons que se experimentam hoje à procura do futuro. Realiza-se sempre ao terceiro fim-de-semana de Outubro. Falamos da secular Feira de Castro que este sábado e domingo é motivo de romagem a terras do Campo Branco.  

A par da animação da própria feira, que se estende pelas principais artérias da vila, será dinamizado um programa cultural com o objectivo de valorizar a tradição e o património oral da região. Durante estes dias, o cante alentejano, a viola campaniça e o cante ao baldão assumem especial destaque em iniciativas como "A Planície a Cantar" ou o "XXIII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão\", que outrora aconteciam de forma espontânea no decorrer da feira.

No sábado, dia 19 de outubro, há desfile de Bandas Filarmónicas pelas principais artérias de Castro Verde e ruas da Feira, com a Banda Filarmónica 1º de Janeiro e a Banda Municipal de Villablanca (Espanha). O tradicional desfile de corais - Planície a Cantar - decorrerá entre a Rua D. Afonso I e a Praça da Liberdade. 

Destaque ainda, no sábado à noite, para o concerto com "VIRGEM SUTA", às 21h30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde.  Paralelamente, decorrerá, no Fórum Municipal de Castro Verde, o XXIII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, promovido pela Cortiçol, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, dinamizando um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira - o cante ao desafio.

Do programa deste ano faz também parte, no sábado, a I Exposição Canina de Raças Portuguesas e o I Concurso Canino. Durante estes dias os visitantes poderão ainda apreciar a IV Mostra de Aves de Castro Verde, no Pavilhão de Mostras do Largo da Feira.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.