II Mostra de Doçaria da Salvada durante o fim de semana
Em Salvada, União das Freguesias de Salvada e Quintos do concelho de Beja, realiza-se, durante este fim de semana, a II Mostra de Doçaria da localidade. Nesta mostra, patente ao público no Cine-Monumental de Salvada, durante todo o sábado e domingo, pode apreciar e adquirir os mais variados doces, incluindo a tradicional doçaria de Natal.

Esta atividade tem como parceiro a União das Freguesias de Salvada e Cabeça Gorda e é organizada pelas empresas ZÉP – Eventos e Animação e Erva Doce.
Esta 2ª mostra tem como principal objetivo dar destaque à doçaria típica da aldeia de Salvada e, também, à doçaria relacionada com a época Natalícia, tal como explicou à Voz da Planície José Pereira, da ZÉP – Eventos e Animação, falando sobre as Pederneiras, um doce típico desta aldeia, que existe desde o século XIX e que deu origem a esta iniciativa.
Com este evento a organização, e parceiros, pretende, ainda, valorizar os territórios rurais; estimular a economia local; promover a doçaria local; prosseguir com uma mostra de doçaria, que possa valorizar os doces, bem como outras iguarias; a valorização dos recursos endógenos; atrair visitantes a esta aldeia do concelho de Beja; criar interação entre a doçaria e o cante alentejano e cimentar a relação entre gerações, através da partilha do conhecimento, saber fazer fazendo.
Neste primeiro dia, sábado, o recinto abre às 10.00 horas, mas a abertura oficial é feita às 11.00 horas, por Isabel Dias – Erva Doce, por José Pereira – ZÉP – Eventos e Animação e Sérgio Engana – Presidente da UF Salvada e Quintos.
O programa sugere para este sábado – 14 de dezembro:
12h – Demonstração de Formigos – Maria Alice Carvalho;
15h – Demonstração de “Como fazer sumo de romã”– Auzenda Féria;
16h – Demonstração de Artes Decorativas/Árvore de Natal – Leonor Fernandes;
17h - Workshop Sevilhanas – Conservatório Regional do Baixo Alentejo;
18h – Grupo Coral “As Rosinhas” - Santa Clara de Louredo;
19h – Workshop Infantil “Como se faz o pão”;
20h – Animação Musical com Francisco Henriques.
O programa de domingo - 15 de dezembro, propõe:
10h – Abertura do recinto
11h – Apresentação de yoga – Centro de Yoga;
12h – Demonstração “Como se faz queijo” - Helena Brito;
15h – Demonstração “Como se faz a marmelada” - Lurdes Silva;
16h – Demonstração de Buinho – Manuel Pica;
17h – Grupo Coral da Casa do Povo de Salvada;
18h – Decorações Alternativas/Decoração de Bolo – Celeste Silvestre.