Voltar

Sociedade

“Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo valoriza o território”

Sociedade

“Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo valoriza o território”


Já foi inaugurada a Incubadora Social do Baixo Alentejo, sediada em Beja, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, junto à Igreja de Santa Maria. Trata-se de um projeto, formado por uma equipa jovem, cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e a Câmara de Beja, que pretende criar condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores na região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento.

A apresentação, e inauguração, da Incubadora teve lugar na passada sexta-feira, no âmbito de uma iniciativa dedicada à inovação social e seus contributos para os territórios de baixa densidade, organizada pela Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara de Beja, que contou com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e com a participação de cinco projetos, financiados, que estão no terreno e que são exemplos de boas-práticas, com impactos positivos nos seus territórios.

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa explicou a importância que as incubadoras têm para o tecido empresarial, com destaque para a sediada em Beja que pretende ter um impacto social diversificado. Maria Manuel Leitão Marques disse, também, que esta não é a única saída para os territórios de baixa densidade, mas frisou que é um dos caminhos a seguir.

Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, também esteve em Beja e relevou o facto, da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo ser, do ponto de vista social, estruturante para todo o Baixo Alentejo e de estar incluída  na rede de incubadoras do resto do país.

Paulo Arsénio recordou que a ideia é ter uma incubadora por distrito e que faz sentido Beja assumir este papel, enquanto capital de distrito e pela sua centralidade geográfica. O presidente da Câmara disse, igualmente, que por tudo isto só podia ser o Município de Beja o financiador social da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

João Cascalheira, da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, revelou que há um mês que esta estrutura está a funcionar, embora a inauguração tenha sido na passada sexta-feira, e que já há projetos inovadores para avaliar. Mapear e avaliar os projetos do território é a fase que se segue, referiu João Cascalheira, apelando ao contacto de quem tenha ideias para colocar em prática.

A Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, com sede, em Beja, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, junto à Igreja de Santa Maria, tem 36 meses para mostrar resultados.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.