Voltar

Livro "Searas Vermelhas de Abril" apresentado em Beja

Livro "Searas Vermelhas de Abril" apresentado em Beja


O livro "Searas Vermelhas de Abril" da autoria de Francisco do Ó Pacheco vai ser apresentado, esta tarde, na Biblioteca Municipal José Samarago em Beja. 

A acção do livro desenrola-se em 1975, durante a Reforma Agrária no Alentejo, relatada pela perspectiva de um prospetor bancário e de uma jornalista."Searas Vermelhas de Abril" segue o início da reforma agrária, as primeiras ocupações das herdades abandonadas, a formação das cooperativas e o intenso e duro trabalho desenvolvido para transformar terras incultas em terras produtivas. Em simultâneo, centra-se na ocupação da Empresa de Concentrados de Alvalade pelos seareiros e agricultores de tomate da zona, acontecimento real que ocorreu em Fevereiro de 1975 e que Francisco do Ó Pacheco acompanhou pessoalmente.

Francisco do Ó Pacheco, bancário, autarca e escritor, nasceu em Sines, em 1947. "Searas Vermelhas de Abril" é o seu terceiro romance, depois de "Angola 1970, Chanas de Liberdade" e "Vataça a favorita de D. Dinis". Além dos romances, publicou, desde 1999, três livros de crónicas "Crónicas de Beja", "Crónica da 1.ª Greve Ecológica em Portugal" e "Textos Escolhidos 25 anos de Poder Local Democrático2 e três livros de poemas "Luena da Praia", "A Ilha das Batas Brancas" e "Alentejo Salgado e Doce".

A apresentação, agendada para as 18.30 horas, está integrada na iniciativa "Conversas à Volta do Livro"

PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.