Voltar

Actualizada 13:00

Maria Reina Martin esteve em Beja

Actualizada 13:00

Maria Reina Martin esteve em Beja


A CIMBAL reuniu-se com a Directora Regional de Educação do Alentejo, que foi recebida com protestos. Maria Reina Martin deixou claro, contudo, que a lista publicada, com o nome das escolas a encerrar no próximo ano lectivo é a definitiva.

À espera da Directora Regional de Educação do Alentejo estavam populares da vila de Cuba a protestar contra o encerramento da Escola de Vila Ruiva. Na conversa que conseguiram manter inicialmente, com a Directora Regional de Educação do Alentejo, os presidentes das câmaras de Cuba, de Aljustrel e de Alvito repetiram os argumentos avançados à Voz da Planície esta semana, que os levam a contestar o encerramento de escolas nos seus concelhos.

Maria Reina Martin, no balanço da reunião deixou claro que a lista publicada é a definitiva e não fez comentários sobre questões processuais, nomeadamente as situações relacionadas com o transporte de alunos e outras formas de protesto avançadas pelos municípios.

João Português, presidente da Câmara de Cuba, fez o balanço deste encontro, em nome dos autarcas presentes, frisando que se mantém, a concentração agendada para as 11.00 horas de amanhã, frente à direcção Regional de Educação do Alentejo, em Évora, com representações da autarquia que preside, da de Alvito e de Aljustrel, visadas na lista publicada e de Vidigueira, em solidariedade.

De referir que a reunião realizada hoje, foi requerida pelos municípios, antes da publicação da lista das escolas a encerrar, mas por razões de ordem diversa acabou por se efectivar nesta quinta-feira.

Neste encontro, António João Valério, presidente da Câmara de Alvito, confrontado com o encerramento da Escola de Vila Nova da Baronia, não reconheceu qualquer acordo estabelecido com a tutela, disse temer que os pais possam transferir os seus filhos para estabelecimentos fora do concelho e frisou que esta situação pode levar ao desaparecimento do 2º Ciclo.

Nelson Brito, que entretanto requereu regime de excepção para o concelho de Aljustrel e que está "a braços" com o encerramento da Escola de Rio de Moinhos, questionou os critérios do Ministério, referindo que para o Governo há municípios de primeira e de segunda.

Castro Verde, através do presidente Francisco Duarte referiu que esta é mais uma ofensiva, que se inclui nas outras de encerramento de serviços públicos, levadas a cabo pelo actual e anterior Governo.

Recorde-se que para além de Cuba, Alvito, Aljustrel e Castro Verde, também, Odemira e Ferreira do Alentejo têm escolas referenciadas para encerramento.

Outros autarcas, que não tendo escolas referenciadas para encerramento, fizeram questão de marcar presença e de mostrar solidariedade, assim como de deixar palavras sobre esta matéria.

António Tereno, de Barrancos, foi o porta-voz, dizendo que "encerrar uma escola é matar um pouco mais o Interir" e que se "trata de uma opção economicista e de um erro, a pagar no futuro, que vai ser cobrada pelas gerações vindouras".


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.