exposição in situ

A Associação Via Criativa é uma associação de desenvolvimento local fundada em 2015, sem fins lucrativos, que pretende revisitar a cultura local à luz do Design, criando convergências entre as artes e ofícios tradicionais e as indústrias criativas.

In Situ significa "no local" em latim e foi o mote para um evento inserido num território rico em património e tradições, tais como os ciclos do pão e da lã. O encontro consistiu em workshops criativos, visitas de campo, testemunhos de habitantes locais, concertos e na exposição final decorrida na antiga escola primária, agora reposta na Casa das Artes Mário Elias.

Esta contou com a participação dos criativos portugueses Alexandra Cabral, Cristina Salvador, Hugo Queirós, Margarida Palma e Teresa Serpa, e também dos espanhóis Carmen Carmona e Javier Hidalgo e da francesa Sevérine Bourguignon.

As obras de design, escultura, moda, arte têxtil, ilustração e fotografia resultaram da inspiração na cultura local, especialmente na sua história, arquivos, património e ambiente. Embora produzidas noutros contextos e locais, as obras de Cristina Salvador e Teresa Serpa foram incluídas, por aludirem ao imaginário do interior rural.


Comente esta notícia