MeteoAlentejo

O MeteoAlentejo é um projeto sem fins lucrativos de meteorologia que surgiu em 2011, com o objetivo de divulgar o estado do tempo na região, através do qual se implementou uma rede de Estações Meteorológicas Automáticas Amadoras, a primeira a nível nacional. A rede inclui, atualmente, diversas localidades de concelhos do Alto e Baixo Alentejo e permite que qualquer utilizador da Internet consulte em tempo real o estado do tempo em Beja, Serpa, Herdade da Bemposta, Amareleja, Mértola, Moura, Almodôvar, Sines, Évora, Mourão, Campo Maior, Quinta Maral e Marvão.

No passado dia 18, em Serpa, o MeteoAlentejo comemorou o seu 9º aniversário numa iniciativa que juntou 50 pessoas e que contou com a exibição de um vídeo sobre a Rede Regional de Estações Meteorológicas que existe atualmente, assim como com as intervenções dos vice-presidentes das câmaras municipais de Serpa e Marvão.

Luís Mestre é o mentor do projeto e fez o balanço destes nove anos de MeteoAlentejo, recordando que se começou “com uma estação, para prestar um serviço que não existia” e que “hoje existem 13”. Luís Mestre explica, também, como se “pode aceder à informação meteorológica, em tempo real”.

“Nos primeiros seis meses deste ano há mais dois locais, um no Baixo e outro no Alto Alentejo que vão passar a pertencer, igualmente, à rede MeteoAlentejo”, revelou, ainda, Luís Mestre, deixando a indicação de que “foram feitos melhoramentos no alojamento do site, no sentido de garantir um melhor acesso por parte dos utilizadores ao serviço”.


Comente esta notícia