Voltar

Cultura

Museu Municipal de Arqueologia de Serpa em destaque na RT2

Cultura

Museu Municipal de Arqueologia de Serpa em destaque na RT2


É transmitido neste domingo, dia 9, na RTP2, no âmbito do programa "Caminhos", da responsabilidade da Igreja Ortodoxa de Portugal, o programa "A Fé dos Homens", que aborda conteúdos referentes à presença de vestígios Paleocristãos no Museu Municipal de Arqueologia de Serpa. Esta produção contou com o apoio da Câmara Municipal.

Serpa recebeu a visita de uma equipa de filmagens ligada à produção do programa da RTP2 "A Fé dos Homens", para produzir o programa em que merece especial destaque o Pé de Altar da Herdade da Abóboda, em Vila Nova de São Bento e o conjunto arqueológico da Igreja de São Jorge, em Vila Verde de Ficalho, onde se encontra uma basílica deste período.

Também foram filmados conteúdos para os tempos de antena das comunidades islâmica e judaica, em que se fez referência aos vestígios arqueológicos de época islâmica no Museu, como o molde para amuletos com inscrição árabe, proveniente do sítio Zambujeiro 1, em Pias, ou a muralha de taipa que pode ser observada num nicho sob a Torre da Horta no castelo de Serpa.

Em relação à presença judaica em Serpa foi destacada a importância do documento recentemente apresentado na exposição itinerante "Escrita no Baixo Alentejo: das origens aos nossos dias", organizada pela Rede de Museus do Baixo Alentejo e pela CIMBAL, que refere o processo de arrematação e venda da Sinagoga e açougue da judiaria de Serpa.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.