Voltar

Atualidade

Museu Rainha D. Leonor passa a ser da responsabilidade do Ministério da Cultura

Atualidade

Museu Rainha D. Leonor passa a ser da responsabilidade do Ministério da Cultura


O Museu Regional Rainha D. Leonor vai integrar a rede sob responsabilidade do Ministério da Cultura (MC), avança a CIMBAL, em nota de imprensa, garantindo que foi “assegurada”, neste processo, "uma gestão partilhada entre a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo”, o que significa “a permanência do seu espólio na região e manutenção dos postos de trabalho.” A adpBeja está preocupada com o futuro do Museu e quer debate público sobre o assunto.

O decreto-lei que estabelece o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios foi aprovado em Conselho de Ministros, no passado dia 7, e durante este período de transição, assegura, também, a CIMBAL, serão redigidos os respetivos protocolos, que serão objeto de aprovação nos órgãos competentes da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. As declarações que vamos ouvir foram concedidas à Voz da Planície no passado dia 1, data em que visitou o Museu Regional Rainha D. Leonor a secretária de Estado da Cultura e em que o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa, assegurou que estaria para breve a assinatura dos protocolos com a nova tutela.

A CIMBAL diz, ainda, que se conta, desta forma, dar um contributo significativo que permita proporcionar as melhores condições para a salvaguarda, valorização e maior divulgação para o magnífico acervo que o Museu acolhe e, simultaneamente garantir a preservação da memória coletiva do Baixo Alentejo.

A CIMBAL recorda, igualmente, que no decurso do seu atual mandato foram realizadas diversas diligências, com o intuito de encontrar a melhor solução para a gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor, envolvendo as entidades competentes do Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Beja. Como resultado das negociações efetuadas foi assegurada a integração do Museu Regional Rainha D. Leonor na rede de museus do Ministério da Cultura, consagrando o seu estatuto de museu regional. 

A adpBeja – Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja diz que a CIMBAL transfere não só o edifício como todo o acervo do Museu. Acrescenta que quando se pensava que a transferência desta instituição cultural passaria, um dia, para a Câmara Municipal de Beja, acabou por ir parar a outras mãos e pede um debate público sobre o futuro do Museu Regional Rainha D. Leonor. As declarações são de Florival Baiôa, presidente da Direção da adpBeja.

Ontem estiveram no Museu Regional Rainha D. Leonor a delegada regional de Cultura do Alentejo e os representantes da CIMBAL para agilizar o processo de transferência.



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.