Voltar

O 1 de dezembro volta a ser feriado em 2016

O 1 de dezembro volta a ser feriado em 2016


Comemora-se hoje, em Portugal, a Restauração da Independência e recuperou-se este ano também, com o atual Governo, o feriado desta data. Em Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, a tradição volta a cumprir-se e este dia é comemorada com um vasto programa de atividades.

Comemora-se hoje, em Portugal, a Restauração da Independência. A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1571 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal, por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da dinastia portuguesa da casa de Bragança. Esta data é comemorada anualmente.

Santo Aleixo da Restauração é uma aldeia portuguesa situada no concelho de Moura, que foi muito importante durante a Guerra da Restauração devido à defesa e neutralização de duas campanhas espanholas, em 1641 e 1644, sendo por isso homenageada como aldeia heróica no obelisco da Praça dos Restauradores, em Lisboa, e agraciada com a denominação "da Restauração" pela República, em 1957.

Este ano, as comemorações estão de regresso a Santo Aleixo da Restauração, em dia feriado e consistem na realização de sessão solene, com discursos e deposição de flores junto do obelisco e hastear da Bandeira Nacional, durante a manhã. A tarde é preenchida com um convívio popular.

Recorde-se que em 2016 foram recuperados quatro feriados, nomeadamente o feriado religioso de 1 de novembro, o 5 de outubro, da implantação da República, o 1 de dezembro, dia da restauração da independência e ainda, o feriado referente ao Corpo de Deus, que este ano se assinalou, por ser móvel, a 26 de maio.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.