O futuro do Museu Regional Rainha D. Leonor é debatido hoje em Beja
O auditório da Biblioteca Municipal da cidade recebe, esta noite, um debate sobre o futuro do Museu Regional Rainha D. Leonor. Esta iniciativa é promovida pela Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja (adpBeja), que quer ver esclarecidas, neste debate, um conjunto de matérias sobre a passagem do Museu para a tutela do Ministério da Cultura.

O debate público sobre o futuro do Museu Regional Rainha D. Leonor tem início marcado para as 21.00 horas, tem como objetivo esclarecer as pessoas sobre o que se está a passar e como convidados a delegada regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e os presidentes do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa e da Câmara de Beja, Paulo Arsénio. As declarações são de Florival Baiôa, presidente da Direção da adpBeja.
Desde o momento em que foi revelado que o Museu Regional Rainha D. Leonor iria passar para a tutela do Ministério da Cultura, que a adpBeja manifestou preocupações com um conjunto de matérias e são estas questões que a Associação quer ver esclarecidas esta noite.
Entre elas a questão do acervo, porque a adpBeja teme que o Museu "deixe de ter em sua posse algumas peças e que com elas a sua atratividade se perca". "A dos financiamentos para as necessidades, essencialmente do edifício", que a Associação considera "não haver, à semelhança do que se tem verificado com outros museus da rede do Ministério" e o que "é a gestão partilhada anunciada e para fazer entre a Delegação Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja."