Voltar

Política

O PEV Exige a urgente remodelação e ampliação do Hospital de Beja

Política

O PEV Exige a urgente remodelação e ampliação do Hospital de Beja


O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a necessidade de remodelação urgente do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

No documento é referido que esta é uma necessidade sentida há quase cinquenta anos, no sentido de colmatar insuficiências ao seu projeto inicial, situação que mereceu inscrição de verbas em sucessivos Orçamentos do Estado e em PIDDAC, mas que nunca se concretizou.

O PEV pergunta ao Governo se pretende cumprir a resolução da Assembleia da República referente à remodelação e ampliação do Hospital de Beja e para quando está previsto o início das obras.

“Os Verdes” querem, ainda, que seja definido um cronograma para a remodelação e ampliação em causa, que assegure a abertura do concurso público no prazo de 12 meses, assumindo o montante global de investimento plurianual a realizar e as respetivas fontes de financiamento.

O PEV justifica as questões, e exigências, formuladas recordando, entre outros aspetos, que a ULSBA serve uma população de cerca de 130 mil habitantes, distribuídos por 13 vastos concelhos que cobrem na totalidade mais de 8.500 km2.

O requerimento lembra, também, que o Hospital José Joaquim Fernandes foi o que atendeu, em 2018, mais ocorrências urgentes em todo o Alentejo com 693.194 utentes, em termos comparativos o de Évora atendeu 483.301 utentes, sendo este um dos graves problemas, o serviço de urgências, que padece de crónica incapacidade para responder aos picos de afluência, recorrendo a corredores cheios de macas uma vez que o internamento está dimensionado por baixo. Diz, igualmente, que ao nível dos recursos humanos as carências são notórias e transversais, dos médicos aos assistentes operacionais, dos administrativos aos enfermeiros.



PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.