Voltar

Política

OE2020: sem dinheiro para IP8, linha férrea e aeroporto

Política

OE2020: sem dinheiro para IP8, linha férrea e aeroporto


Durante a discussão na especialidade do OE2020, o ministro das Infraestruturas foi questionado pelo deputado do PCP, eleito pelo distrito, sobre os investimentos previstos para a finalização do IP8, para a eletrificação/modernização da linha férrea: Casa Branca/Beja/Funcheira e para o aeroporto. João Dias garante que Pedro Nuno Santos deixou claro que não há investimentos previstos para estes projetos estruturantes.

As respostas do ministro foram dadas, na passada segunda-feira, na audição, conjunta, nas comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Sobre a finalização do IP8 e a eletrificação/modernização da linha férrea: Casa Branca/Beja/Funcheira, João Dias frisou que as respostas de Pedro Nuno Santos foram “bastante desagradáveis”. Segundo o deputado do PCP, o ministro disse que não há “investimentos previstos para estes projetos” e no caso da ferrovia remeteu esta possibilidade para “uma possível reformulação do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030)”.

O ministro das Infraestruturas confirmou na audição parlamentar, da passada segunda-feira, a notícia que a Voz da Planície já tinha avançado a 31 de outubro de 2019, quando chamou a atenção para o facto de, na apresentação do programa do XXII Governo Constitucional, António Costa ter dito, em resposta a uma pergunta de um deputado do PEV, que a eletrificação da linha férrea Beja/Funcheira “não é uma prioridade” e não está no “Programa Ferrovia 2020 nem no Programa Nacional de Infraestruturas”. O primeiro-ministro garantiu apenas, naquela altura, que “irá ser aberto em breve o concurso para a eletrificação da linha férrea entre Casa Branca e Beja." O deputado do PS, eleito pelo distrito, Pedro do Carmo, disse mais tarde, também à nossa estação, a 4 de novembro de 2019, que a eletrificação até à Funcheira poderia vir a ser “incluída na 1ª revisão do PNI2030”, mas sem conseguir indicar qualquer data para o efeito.

Quando questionado sobre o aeroporto, Pedro Nuno Santos respondeu que “tem vocação para ser a grande base militar do país”, assegura João Dias. O deputado comunista mostrou-se desagrado com “esta visão estratégica para uma infraestrutura que pode ser muitas outras coisas”. O PCP, assegura João Dias, “vai lutar contra esta perspetiva que desvaloriza e esquece o aeroporto de Beja”.

“Construir o novo aeroporto complementar da região de Lisboa em Alverca ou em Beja não constitui uma alternativa viável ao aeroporto do Montijo”, defendeu Pedro Nuno Santos e recordou que “Beja e Alverca não são alternativas [ao aeroporto no Montijo], estão mais que estudadas”. Neste contexto, o deputado João Dias reiterou que o aeroporto de Beja “não precisa de favores”, mas sim “das acessibilidades necessárias para levantar voo”.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.