Voltar

Saúde

Saúde: PCP exige a “retoma das consultas nas extensões de saúde” do distrito

Saúde

Saúde: PCP exige a “retoma das consultas nas extensões de saúde” do distrito


A Voz da Planície começa a revelar, a partir de hoje, os impactos, com atenções centradas no combate ao Covid-19, sentidos no “estado da saúde” no distrito. “A manutenção dos cuidados de saúde de proximidade” tem-se mostrado “insuficiente”, diz o deputado do PCP, eleito por Beja. João Dias questionou o Governo, em março passado, e pediu a “retoma das consultas nas extensões de saúde” do distrito.

O estudo publicado em julho deste ano, pelo periódico Lancet Global Health, afirmava que “o impacto da pandemia” no tratamento de outras doenças “varia de acordo com a extensão em que as intervenções precisam durar, causando longas interrupções nas atividades”. Também em julho, o “Público” referia que o SNS realizou “menos 902 mil consultas e 85 mil cirurgias em maio”, que “nos hospitais as regras de segurança mantêm-se apertadas para reduzir risco de infeção” e que foi possível, mesmo assim, “aumentar o número de doentes operados e de consultas presenciais, embora se mantenha a aposta na telemedicina.” Estas são algumas das preocupações que têm vindo a ser divulgadas. “No caso do distrito de Beja, tendo em atenção as suas características geográficas e a população envelhecida que o habita, as questões da saúde ressentiram-se na manutenção dos cuidados de proximidade, principalmente nas sedes de concelho”. Isto mesmo denunciou o deputado do PCP, eleito por Beja, João Dias, ainda em março passado, chamando a atenção do Governo, em requerimento, para esta problemática.

Passados cinco meses, em julho, o PCP recebeu do Governo a justificação de que “o encerramento das extensões de saúde no distrito, ou a mudança de horários e de serviços nas mesmas se devia ao facto, das respostas existentes estarem canalizadas para o combate ao Covid-19”. Neste contexto, João Dias afirma que “é urgente a retoma das consultas nas extensões de saúde do distrito”, frisando que “há concelhos", entre eles, o de Ferreira do Alentejo e de Aljustrel, "onde todas estão encerradas e com problemas antigos por resolver”.

Para o PCP, recorda o deputado João Dias, “os problemas das respostas de saúde no distrito são antigos e têm sido deste sempre denunciados pelo partido, que tem apresentado, igualmente, propostas para a sua resolução”. “Durante a pandemia”, frisa, “o facto das respostas existentes estarem direcionadas só para o Covid-19 tem dificultado o tratamento de outros problemas e de novos casos de doença”. O PCP defende, igualmente, avança João Dias, “uma maior aposta nos cuidados de saúde domiciliários”. O deputado deixa claro, ainda, que o seu partido vai “continuar a exigir a retoma, urgente, das consultas nas extensões de saúde do distrito”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.