Voltar

Atualidade Fotogaleria

“Planície, Serra e Mar num Alentejo singular” e na FACECO 2019

Atualidade Fotogaleria

“Planície, Serra e Mar num Alentejo singular” e na FACECO 2019


“A FACECO é o certame mais importante realizado no concelho de Odemira”, afirma Ricardo Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Odemira. É sobre este certame que arranca já na próxima sexta-feira, para se prolongar até domingo, dia 21, que Ricardo Cardoso fala na entrevista que pode ouvir nos jornais de hoje das 12.00 e das 17.00 horas.

De 19 a 21 de julho, a freguesia de São Teotónio recebe mais uma edição da FACECO - Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, promovida pelo Município de Odemira. Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia e um intenso programa de animação serão os pontos fortes do certame.

Promover este território do Litoral Alentejano, os seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho é um dos objetivo da FACECO 2019.

Ricardo Cardoso frisa que este é o certame mais importante do concelho de Odemira, um território que define como “Planície, serra e mar, num Alentejo singular”, com caraterísticas muito próprias, o maior em extensão (1721 km2) em que “cabe muita coisa”.

Quanto às novidades preparadas para este ano, uma delas prende-se com o facto de que a Caça Maior e a Pesca Desportiva – duas atividades com representatividade no concelho – vão ter um espaço exclusivo, no interior da feira. Isso mesmo explica o vereador da autarquia de Odemira, avançando com outras novidades que a FACECO 2019 vai apresentar.

Além de apresentar aos visitantes o artesanato local, que vai estar em grande destaque com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, a FACECO carateriza-se por ser “a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas atividades económicas, sociais e culturais, representadas por diversos expositores”.

À semelhança de edições anteriores, o sector pecuário continua a marcar uma forte presença no evento, através da realização de várias exposições e concursos de diversas raças, este ano, com especial destaque, para a Raça Bovina Limousine, uma vez que, a Feira recebe o 31º Concurso Nacional.

O certame é o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho onde se encontra a sede da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine e o maior número de efetivos da raça.

Ainda no setor pecuário, nota para a realização do 16º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e do 24º Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Será também promovido o 20º Concurso de Mel.

A animação do recinto e os espetáculos voltam a ser grande atração da FACECO, com muitas atividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e muita animação infantil.

Quanto ao cartaz musical, destaque para o espetáculo com Diabo na Cruz, na sexta-feira, dia 19, Carolina Deslandes, dia 20 e Manel Cruz, no domingo, dia 21.

Excertos da entrevista concedida à Voz da Planície por Ricardo Cardoso, vereador da autarquia odemirense, sobre a FACECO 2019, que pode ouvir, hoje, na íntegra no jornal das 12.00 e das 17.00 horas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.