Voltar

Atualidade fotogaleria

“Praia Fluvial de Beja significa sinergia da atividade primária com a turística”

Atualidade fotogaleria

“Praia Fluvial de Beja significa sinergia da atividade primária com a turística”


A ministra da Agricultura inaugurou, na passada sexta-feira, o "Parque Fluvial Cinco Reis". Maria do Céu Albuquerque falou de “sinergias da atividade primária e do regadio com a turística” e Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, de um “projeto concluído, depois de dois anos de trabalho”. Garantiu, também, “a qualidade da água da praia fluvial”, que diz ser “monitorizada todas as semanas.”

Depois de descerrar a placa, onde se pode ler “Parque Fluvial Cinco Reis”, que marcou a inauguração da Praia Fluvial, a cerca de seis quilómetros da capital de distrito, a ministra da Agricultura salientou “as sinergias que o projeto de Alqueva permitiu, relevando a mais valia que significa para o território esta estrutura, por promover, entre outros aspetos, “a vertente turística”.

Paulo Arsénio mostrou-se satisfeito com a concretização deste projeto, que demorou dois anos a ser uma realidade e garantiu que “a água da praia fluvial é monitorizada, todas as semanas, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.

Na inauguração do “Parque Fluvial Cinco Reis” participaram, igualmente, José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA, a quem coube explicar à ministra o projeto, salientando o facto, do mesmo "demonstrar que Alqueva tem fins múltiplos" e que esta valência, "a de criar espelhos de água em diferentes locais é uma delas". Vítor Silva, da Agência de Promoção Turística do Alentejo marcou presença, igualmente, na sessão de inauguração, realçando a importância, "na área do turismo", desta "possibilidade do território poder oferecer a quem o visita um espelho de água”.

Recorde-se que a intervenção nesta praia fluvial de Beja, ou melhor dizendo no “Parque Fluvial Cinco Reis”, teve um custo na ordem dos 800 mil euros, cabendo à Câmara Municipal de Beja 50% deste valor. O valor restante foi financiado pelo Programa Valorizar da Turismo de Portugal (mais de 300 mil euros) e pela EDIA (50 mil euros). Para contextualizar é preciso lembrar, também, que a barragem de Cinco Reis integra as infraestruturas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e recebe a água da albufeira de Alqueva através de um sistema de canais e condutas com cerca de 90 km de extensão, depois de atravessar 4 albufeiras, 2 reservatórios intermédios e de ser bombada em 2 grandes estações elevatórias.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou, ainda, na tarde de sexta-feira passada, a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, localizada no reservatório com o mesmo nome e construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.