FOTO PRODUÇÃO ALIMENTAR QUE FUTURO

Para dar resposta àquela questão recordamos neste "Radiografias", as declarações que Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, e Castro e Brito, presidente da Direcção da ACOS - Agricultores do Sul, fizeram no contexto da 31ª Ovibeja, sobre a importância que a agricultura assume hoje, para o País e região, perspectivando os desafios do futuro.

No "Portugal 2020" é importante perceber também, com aquilo que podem contar os agricultores, no âmbito da PAC - Política Agrícola Comum e PDR - Plano de Desenvolvimento Regional. Respondem a estas questões, neste "Radiografias", José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura e Cláudia Costa, do GPP - Gabinete de Planeamento e Políticas, depoimentos recolhidos, igualmente, no âmbito da edição 2014 da Ovibeja.

A agricultura e a investigação andam de "mãos dadas" e neste programa, Claudino Matos, director do CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo, explica como a inovação pode ajudar no combate às doenças, potenciando a resistência das espécies autóctones. Também neste contexto, temos para conferir o depoimento de Carlos Bettencourt, responsável pelo Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, entidade que tem ao dispor dos agricultores, actividades de experimentação, em laboratório de campo, nos recursos genéticos animais e mais recentemente, nas áreas da olivicultura e da preservação dos solos.

Os agricultores da região deparam-se todos os dias com novos desafios e, para os ajudar a fazer face aos mesmos, contam ainda, com a Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Beja, que desempenha um importante papel no acompanhamento e apoio ao "homem da terra", através dos seus laboratórios, ensaios, em campos de experimentação, e formação. Neste "Radiografias", Margarida Pereira, directora da ESAB, identifica os vários serviços que são prestados aos agricultores.

O programa vai para o ar, nesta segunda-feira, pouco depois das 18.00 horas, nos 104.5 da nossa estação, mas pode ser acompanhado também, na nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.


Comente esta notícia