"Quase metade dos pacientes com Covid-19 fica internado"
Dados do Observatório Nacional de Diabetes mostram que, entre março e 28 de abril, 43,3% das pessoas com diabetes diagnosticadas com o novo coronavírus foram hospitalizadas. Associação alerta para a importância do rastreio e o médico reformado do SNS Bernardo Loff refere que “são doentes com muitas complicações” em que a “prevenção é fundamental”.

Mais de 40 por cento das pessoas com diabetes que foram diagnosticadas com Covid-19 precisaram de ser hospitalizadas, segundo dados do Observatório Nacional de Diabetes, registados de março a 28 de abril de 2020. Com base nestes dados, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alerta para a importância do rastreio da doença em pessoas com diabetes.
Opinião que é corroborada pelo médico reformado do SNS Bernardo Loff, frisando que "sendo doentes com o sistema imunitário debilitado, as probabilidades de combater um agente infecioso são menores". Acrescenta que "rastrear pode ser uma maneira de evitar situações complicadas nos pacientes com diabetes."