Voltar

Cultura

Rouxinóis do Alentejo participam em Encontro de Coros

Cultura

Rouxinóis do Alentejo participam em Encontro de Coros


O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo foi convidado pela Associação Pequenas Vozes da Figueira da Foz para participar, neste domingo, dia 12, no Encontro de Coros Infantil/Juvenil, com o espetáculo “Ciclo do Vinho de Talha”, pelas 15.30 horas, no CAE - Grande Auditório da Figueira da Foz.

O grupo, sediado no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja recria as fases do ciclo de produção artesanal de vinho de talha, uma prática de vinificação que foi criada pelos romanos há mais de 2000 anos e é típica do Alentejo.

Para além das vozes dos Rouxinóis, será apresentado um trabalho discográfico que conta com a direção musical do maestro Jaime Branco e um Ensemble Instrumental, formado por professores de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Em palco, com a direção artística de Joaquim Mariano, os Rouxinóis cantam várias modas do cante alentejano e interagem com mais de três centenas de objetos reais e réplicas que foram cuidadosamente construídos para esse efeito.

O Grupo Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 para representar Portugal num Festival Juvenil de Música, na Hungria.

Desde então, já apresentou várias histórias etnográficas, com recurso a mímica e a utensílios usados em artes e ofícios tradicionais do Alentejo, sempre acompanhadas pelo Cante: Ciclo do Pão, Ciclo do Azeite e Por Esses Campos Fora.

Atualmente, em parceria com a VITIFRADES, os Rouxinóis encontram-se em gravações para o seu novo projeto, um DVD do “Ciclo do Vinho de Talha” que irá aliar o espetáculo ao documentário com as tarefas reais realizadas nos locais próprios, desde a produção à comensalidade que o vinho de talha sempre proporcionou.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.