Voltar

Sociedade

Vidigueira aposta na reutilização de águas residuais tratadas

Sociedade

Vidigueira aposta na reutilização de águas residuais tratadas


Vidigueira tornou público ontem, no Dia Mundial do Ambiente, que celebrou um protocolo de colaboração com as AgdA – Águas Públicas do Alentejo e a APA/ARH - Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Alentejo para a reutilização de águas residuais tratadas, que contribuirá para a resolução das lacunas atuais de regulamentação.

As entidades envolvidas neste protocolo pretendem desenvolver um projeto piloto com vista à divulgação do potencial da reutilização de água residual para rega junto de outros possíveis utilizadores. Esta água, proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vidigueira, permitirá a redução de cerca de 30 000 m3/ano do volume de água subterrânea captada pelo Município para rega.

A reutilização de água residual tratada deve ser encarada como uma alternativa à água natural no que respeita à rega e pode ser vista como “fonte” de matéria orgânica e de nutrientes para as plantas como nitratos e fósforo, reduzindo a necessidade de recorrer a fertilizantes comerciais, mas sempre acautelando a proteção da saúde pública, do ambiente e dos recursos hídricos, refere a Câmara de Vidigueira no documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.