Voltar

Desporto

Vidigueira cria 6 percursos pedestres em todo o concelho

Desporto

Vidigueira cria 6 percursos pedestres em todo o concelho


No âmbito do projeto “Vidigueira Mexe-te sff”,  a Câmara Municipal de Vidigueira está a criar seis percursos pedestres em todo o concelho que visam, fundamentalmente, a promoção e o incentivo à prática desportiva regular, com o lema “Mais desporto, Mais saúde”. Os dois primeiros estão praticamente concluídos e serão divulgados em breve.

“Para além, da promoção da atividade física, pretende-se divulgar a região, agregando a esta atividade o que existe de especial no concelho”, explica a autarquia, em nota de imprensa.

“A beleza das serras do Mendro e de Alcaria, as Ermidas, a Quinta do Carmo, o Vale do Guadiana, as tão afamadas adegas e as suas vinhas, o olival e o montado são riquezas que podem ser “vividas” por todos nós e por todos aqueles que nos irão visitar, não esquecendo a nossa excelente gastronomia”, realça a Câmara Municipal de Vidigueira.

De acordo com o município, “são percursos que se caraterizam por uma dificuldade média e de enquadramento ímpar junto da natureza”.

“Com cerca  de 12km cada, estão sinalizados com placas informativas” e estão ao dispor dos interessados, na Câmara Municipal de Vidigueira, Posto de Turismo e Juntas de Freguesia, “folhetos desdobráveis com toda informação necessária”. Os tracks dos percursos estarão igualmente disponíveis no site da Autarquia de Vidigueira.

A maior parte destes percursos é realizada por caminhos públicos, embora alguns passem por propriedade privada, com autorização dos proprietários. Nesse sentido, é importante que sejam respeitadas as seguintes indicações: manter fechados os respetivos portões e cancelas, não perturbar o gado que se possa encontrar no local (mantendo as distâncias de segurança), não danificar culturas e outra vegetação, colocar o lixo produzido nos locais apropriados.


PERCURSO 1 –  VIDIGUEIRA Trilhos do Conde

Relacionado com Vasco da Gama, 1º conde de Vidigueira e Vila de Frades, onde teremos o prazer de, a correr ou a caminhar, passar por S. Rafael, S. Pedro, Quinta do Carmo, Igreja de São Francisco, Cascata, Torre do Relógio e terminar junto ao Museu Municipal, não esquecendo a beleza natural e as paisagens magníficas que podemos observar de alguns miradouros.


PERCURSO 2 – VILA DE FRADES Trilhos Nossa Senhora da Guadalupe

Percurso pelas vinhas e olivais que ligam as duas freguesias, passando pela afamada adega do Quetzal, pela ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, visitando a pitoresca vila de Vila de Frades, onde pode conhecer e visitar, entre outras coisas, a Cella Vinaria Antiqua, a casa onde nasceu Fialho de Almeida, a igreja da misericórdia, a igreja Matriz, algumas adegas típicas onde se fazem os afamados vinhos de talha, o centro interpretativo do vinho de talha, motivos mais que suficientes para uma visita.

PERCURSO 3 – SELMES (LUGAR DE ALCARIA DA SERRA)

PERCURSO 4 – PEDRÓGÃO DO ALENTEJO (LUGAR DE MARMELAR)

PERCURSO 5 – SELMES

PERCURSO 6 – PEDRÓGÃO DO ALENTEJO


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.